Google oferece ferramentas gratuitas para blogueiros e negócios online.

Tempo de leitura: 3 minutos

Procurar seu próprio negócio on line pode parecer complicado à primeira vista, mas existem ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google que ajudarão você a tomar decisões. Qual negócio vou escolher? Como analisar o andamento de seu negócio online? E como saber o decorrer de sua trajetória? Enfim, neste post iremos apresentar algumas ferramentas que utilizo e utilizei para escolher tipos de postagem, alcance de trafego e nicho de mercado.

Google oferece ferramentas gratuitas para blogueiros e negócios online. 1


Explorando o nicho de mercado com Google Trends.

Seja qual for a sua pretensão de área para atuar, é possível encontrar o melhor nicho de mercado, o que os buscadores de pesquisa tem como registro de maior procura realizada por internautas, de maneira orgânica, saberemos qual é a busca por interesse. 

No exemplo abaixo procuramos por dois temas “renda extra” e “ganhar dinheiro”. Entre no site do Google Trends e escolha o primeiro nicho “renda extra” e adicione o segundo item “ganhar dinheiro”.
Google oferece ferramentas gratuitas para blogueiros e negócios online. 2
O gráfico mostra que “ganhar dinheiro” há maior interesse de procura do que “renda extra”, com isso se percebe que o nicho de mercado de sua escolha deve conter o que tem maior alcance de pesquisa, para chegar ao trafego orgânico para seu site ou blog, como também nas redes sociais.

Ferramentas de análise Google Ad words.

Para a utilização desta ferramenta você tem que pensar com quem está procurando o que você que oferecer, ou seja, como pensa o seu cliente em potencial o que ele procura e como ele pesquisaria sobre seu produto. cadastre-se no Google Ad words faça o login e entre em ferramentas e análise. E siga instruções:
  1. Escolha palavra ou frase de pesquisa.
  2. O país e a língua.
  3. desktop e laptop.
  4. Locais mensais.
  5. 1000 pesquisas.
  6. importante clicar no ícone: exata.
Google oferece ferramentas gratuitas para blogueiros e negócios online. 3
Palavra ou Frase, pode ser título de sua postagem, como você acredita que seu publico alvo procuraria pelo conteúdo de sua postagem por interesse? Em que país seria seu interesse de alcance e em que língua, inclua pesquisa mensais em desktop e laptop de maneira exata e não ampla, pois ampla os buscadores escolhem por palavra de diversos interesses, como exemplo “renda” pode ser renda de ganhar dinheiro extra e renda de material de costura.

Resultado de pesquisa em Ferramentas de análise

Renda adicional 18100 e ganhar dinheiro 27100 registros dos buscadores por pessoas que estão interessadas exatamente como escrevemos, com uma competição alta e logo abaixo em ideias de busca, você tem um parâmetro de opções de títulos de postagem, quanto mais específico for seu título melhor será para adquirir trafego orgânico. 
Google oferece ferramentas gratuitas para blogueiros e negócios online. 4
Podemos perceber que se adicionarmos ou retirarmos uma simples palavra do título de nossa postagem, a busca por procura exata sofre uma variação chegando à diferença de 1000 até 27000 pessoas que procuram especificamente pelo produto digitado, daí você pode tirar ideia para ir de encontro exato ao seu publico alvo.

Escolha o mercado em que quer trabalhar, seu nicho, como também título de seu site ou blog e títulos de postagens com as ferramentas Google, adquira tráfego e faça seu negócio crescer.
Facebook Comments
Facebook Comments