Jancap peças para vans, Dicas para Homocinética completa da Ducato.

Tempo de leitura: 5 minutos

Jancap peças para vans parceiro em nosso blog traz hoje dicas para Homocinética para Ducato.

Variáveis de nome: coifa homocinética, reparo homocinético ou guarda pó da homocinético. Esta peça pode sofrer problemas por desgaste natural, ou na forma errada de instalação.

Você vai ver alguns problemas que podem causar dano a peça, sua desmontagem e montagem.

Verá também: Coifa homocinética, Ponteira homocinética, Eixo Homocinético e seus componentes – Intermundi marca da empresa Jancap peças para vans – por: Edir Gimenes

Problemas com a
coifa homocinética
Problema apresentado: Coifa rasgada/ furada. Causa provável: 
  • Ação de material estranho
  • Ausência ou danificação das abraçadeiras
  • Utilização de coifa não especificada para determinado carro 

Solução

    • Observar correto procedimento de montagem das abraçadeiras
    • Seguir especificações para a escolha da coifa correta para o veículo.

Problema apresentado: Danificação da rosca da ponteira. Causa provável: 

  • Excesso de torque na porca de fixação

Solução: 

    • Aplicar torque correto de aperto na porca de fixação seguindo recomendações do fabricante do veículo.

Eixo homocinético Ducato

Lado esquerdo

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DC 530 – EIXO HOMOCINETICO COMPL. DUCATO L.ESQ ARO15 TODAS C/ABS -TURBO  01/ MARCA – GENERAL RICAMBI (ITÁLIA)

Eixo homocinético Ducato
Lado Direito
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DC 531 – EIXO HOMOCINÉTICO COMPL. DUCATO L.DIR ARO 15 TODAS C/ABS TURBO 01  MARCA – GENERAL RICAMBI (ITÁLIA)
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Descrição dos componentes: Semi-eixo e juntas homocinéticas

O semi-eixo é um dispositivo mecânico que transfere torque para as rodas, permitindo seu giro em velocidade constante com as flutuações de movimento (solavancos e Esterçagem) Esta peça também está sujeita à forças de torção e tensões de cisalhamento.


Ponteira homocinética
da Ducato
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DC 1560 – PONTEIRA HOMOCINÉTICA DUCATO TODAS ARO 16 ( EXCETO MULTIJET ) MARCA – INTERMUNDI (JANCAP)

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Recomendações
coifa homocinética
Para sua maior segurança é muito importante fazer uma revisão completa da suspensão a cada 10.000 km. Verificação: borracha da barra estabilizadora, pivôs, terminais de direção, barra de direção, bandeja, homocinética, coifas, molas e amortecedores. Faça alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km e a substituição dos componentes de suspensão a cada 70.000 km.

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Formato típico das coifas lado roda:
DC 1624IMP REPARO HOMOCINÉTICO L.RODA DUCATO ARO 16 TODAS ( IMP.) MARCA – INTERMUNDI (JANCAP)

Formato típico das coifas lado câmbio:
DC 1846NAC REPARO HOMOCINETICO L. CAMBIO DUCATO TODAS ( NACIONAL ) MARCA – INTERMUNDI (JANCAP)
Desmontagem
Homocinética lado roda

1 – Desmontagem, Soltar a porca de fixação da
homocinética e os parafusos da roda;2 – Levantar, retirar os parafusos e a rodaalém da porca da homocinética;3 – Soltar/Retirar terminal do knuckle 

(coluna);

 

4 – Soltar/Retirar o parafuso/porca do pivô da

 manga de eixo, em seguida afaste o pivô para baixo com auxílio de uma alavanca;

 5 – Afastar o cubo de roda para fora, tornando livre a ponta da junta. Procurar desmontar todo o semi-eixo e prendê-lo à morsa;

6 – Soltar/Retirar as abraçadeiras da coifa;7 – Soltar a trava e retirar a homocinética do semi-eixo. Homocinética com trava interna: Usar ferramenta adequada, retirar a homocinética do estriado da ponta do semi-eixo e verificar as estrias de encaixe da homocinética. Homocinética com trava externa: Usar um alicate ou uma chave de fenda para soltar a trava e verificar as estrias de encaixe da homocinética;

8 – Retirar a coifa, limpar e inspecionar osemi-eixo.

MontagemHomocinética lado roda

1 – Montagem Instalar a nova coifa no semi-eixo;2 – Lubrificar a homocinética com a graxa adequada da bisnaga de 80 g que acompanha o kit, sendo metade para a junta e o restante aplicado na coifa. Atenção: sempre manusear as peças com as mão limpas;3 – Montar a mola-prato com face côncava para extremidade do eixo, seguido do anel intermediário, instalar a homocinética já lubrificada com auxílio de martelo de plástico, até o encaixe do anel trava;

4 – Fixar a coifa na homocinética, através de grampos/abraçadeiras de forma adequada para que não vaze a graxa;5- Recolocar o semi-eixo do lado câmbio com a nova homocinética; movimentar manualmente a junta nos sentidos de trabalho como verificação se tudo está ok, afastar a manga de eixo e recolocar a junta fixa;6 – Montar a arruela e fixar a nova porca auto travante da homocinética com o torque indicado pelo fabricante do veículo. Remontar as peças da suspensão anteriormente desmontadas;7 – Colocar e apertar as porcas da roda;

8 – Abaixar o veículo e conferir o torque correto nas porcas da roda e da porca da junta. Ver tabela de torque. Atenção: Todos os componentes que acompanham estes kits devem ser substituídos, mesmo que não apresentem sinais de fadiga.

2 – Desmontagem1 ao 5 – Seguir o mesmo procedimento de desmontagem da homocinética lado roda; 6 – Soltar/Retirar os parafusos da chapa; 7 – Retirar o semi-eixo do veículo;

8 – Retirar a trava de fixação da trizeta utilizando um alicate adequado, remover a trizeta do entalhado com auxílio de saca pino, soltar abraçadeiras, o flange e a coifa, seguido da retirada do rolamento no semi-eixo (se houver). Atenção: Limpar e inspecionar o entalhado do semi-eixo para verificar se não há danificação que dificulte o encaixe da trizeta. Raio de curvatura maior voltada para a extremidade entalhada.

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